Desarmamento Infantil

Hoje, conversei ao vivo com Marcelo Juliani, da Rádio Solar (AM-1010) , sobre o desarmamento infantil. O papo foi rápido mas interessante. Seguem algumas das minhas considerações:

armas

Foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal, na edição da última segunda-feira, 23 de setembro, a lei que proíbe a fabricação, venda, comercialização e distribuição de armas de brinquedo e réplicas de armas de fogo em todo o Distrito Federal (a lei não inclui as armas de pressão).

As réplicas de armas de fogo amedrontam as pessoas do mesmo modo que as armas de verdade. Segundo o coronel Luis Eduardo Goulart (chefe da comunicação social da PM do DF) arma não é brinquedo. Na hora do crime, a vítima fica sem condições de distinguir a arma de brinquedo de uma de fogo.”

Casos de assaltos com armas de brinquedo, infelizmente, são sempre registrados pelo Brasil mas tirar estas réplicas de circulação não é o suficiente para diminuir a violência. O governo precisa ter campanhas para as famílias. As escolas devem trabalhar a não violência. Tudo deve ser levado em consideração. Assim, aos poucos, começaremos a criar uma sociedade menos violenta.

É muito importante compreender que as coisas inseridas na rotina da criança vira um objeto familiar. Se elas têm acesso a armas e jogos violentos, esses elementos serão familiares para a criança. Quando ela crescer, haverá maior facilidade de incluir estes elementos em seu cotidiano.

Para finalizar, entendemos que não será toda criança com acesso aos jogos violentos e armas que farão uso dessa brutalidade no futuro. Dependemos de muitos fatores para se confirmar a prática violenta.

Fica, para cada um, a reflexão sobre como devemos nortear os conceitos e presentes que oferecemos aos pequenos e adolescentes.

criança armada

solar am

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Desarmamento, Infância

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s