Os 4 temperamentos

Os temperamentos humanos formam traços importantes da formação da personalidade dos indivíduos, embora temperamento e personalidade sejam coisas bem distintas. Segundo estudiosos, é possível até mesmo determinar os traços físicos de cada um, o que certamente é muito útil para nossas criações.

Hipócrates foi quem primeiro desenvolveu uma teoria a respeito, conhecida por teoria humoral, baseando-se em fluidos do nosso organismo (sangue, bilis e fleugma – também conhecida como catarro), e também faz relação com os quatro elementos: terra, fogo, agua e ar, e as quatro estações. Tudo faz algum sentido quando estudado profundamente. Outros relacionam ainda com o zodíaco, traçando relação direta entre a fisiologia, época do ano e signos. Podemos determinar hábitos e até mesmo as doenças às quais cada tipo de pessoa é mais suscetível.

Os quatro temperamentos são:

SANGUÍNEO: O sanguíneo é aquele típico sujeito expansivo, alegre, sempre cercado de amigos e que nunca deixa a festa parar. Sempre está no centro das atenções, sempre agitando a galera. É expressivo, tem gestos largos, fala bem em público e é o alvo de inveja dos melancólicos. São gentis, bondosos, sabem lidar com pessoas.

Podem ser ótimos líderes, esportistas, atores, até políticos. São contagiantes e agradam a “galere”.

Gosta de ser importante, tende à vaidade. Pode se irritar facilmente e ser agressivo com os coléricos, mas não guarda rancores.

Traços físicos

Linhas inclinadas, nariz grande, rosto e peito largos, cabelos volumosos, olhos vivos, expressão ativa, corado.

Positivo · Comunicativo · Destacado · Entusiasta · Afável · Simpático · Companheiro · Compreensível · Crédulo

Negativo · volúvel · indisciplinado · impulsivo · barulhento · inseguro · egocêntrico · exagerado · medroso

FLEUMÁTICO:

Personalidade – Calma e tranquilidade são provavelmente as características que melhor definem. O fleumático (ou linfático) é um sujeito de sangue frio, que dificilmente perde o controle em situações difíceis. Ele irá avaliar, analisar, calcular e só então reagir. Isso o leva a ser lento para agir e tomar decisões, até mesmo para executar tarefas simples. Seu ritmo é todo lento, mas é sempre eficaz. Prudente, tem um autocontrole invejável. Paciente, observador, disciplinado. Não se deixa levar pelas paixões arrebatadoras e emotivas. Difícil de manipular.

A preguiça pode se tornar um problema. Quer evitar a fadiga, sabe? Também evita problemas e encrencas, tipo os Hobbits. Tem medo até mesmo de manifestar suas opiniões com convicção e a paixão do sanguíneo, por isso convence a poucos. Quer apenas viver acomodado na tranquilidade. Pode ser alguém difícil de reagir às críticas.

Traços físicos

Nariz arrebitado e arredondado. Bochechudo, lábios grossos, pode ser barrigurinho (tipo barriguinha de cerveja), perfil curvilíneo.

Positivo · Calmo · cumpridor · eficiente · conservador · prático · líder · diplomata · bem humorado

Negativo · calculista · Temeroso · indeciso · contemplativo · desconfiado · pretensioso · introvertido · desmotivado

COLÉRICO – O colérico é cheio de energia, é ativo e tende a ser nervosinho – daí o nome referente à “cólera”. É impulsivo, toma decisões rapidamente e é difícil fazê-lo mudar de ideia, até mesmo porque quando você tentar, já será tarde demais. Ambicioso, pode ser dominador, mas tem caráter sério. Tem energia e precisa gastá-la, e devido a isso costuma competir e traçar metas de superação para si mesmo.

Atrai pessoas e é sociavel, mas isso contrasta com seu desejo de competir com todos, chegar ao topo em qualquer assunto. Vaidoso, gosta de ostentar suas vitórias e se sentir vencedor.

É um lider nato, mas impulsivo e explode caso não o sigam. Ao contrário do sanguíneo, guarda rancores em discussões.

Traços físicos

Rosto retangular, traços duros, rígido, nariz quadrado, expressão severa, do tipo durão, olhar penetrante, braços e pernas compridos, lábios finos.

Positivo · energético · resoluto · independente · otimista · prático · eficiente · decidido · líder · audacioso

Negativo · intolerante · vaidoso · auto-suficiente · insensível

MELANCÓLICO – Sabe aquele tipo introvertido, que curte arte, tímido, não se relaciona bem e guarda seus sentimentos até explodirem pelo nariz? Esse é o melancólico. Mas não leve o nome literalmente, ele não é necessáriamente um emo a chorar pelos cantos.

Amigo fiel, escolhe bem as amizades, pois é desconfiado. Pode ser individualista e escolher profissões que exerce sozinho, como músico, inventor, filósofo, escritor. Inteligente, criativo, imaginativo, chegando a ser meio “cabeça nas nuvens”. Sua introspecção pode ser agressiva, caso resolva se enclausurar a todo custo. Sensível, se ofende fácil. Sente-se um peixe fora d’água, o que o leva a ser meio rebelde. Rancoroso, não lida bem com críticas e chega a ser vingativo.

No entanto, existem dois tipos de melancólicos: o sensitivo e o intelectual. A diferença é básica, o intelectual consegue subjugar os sentimentos que o levariam a se irritar, guardar rancores e se tornar agressivo, tem mais auto-controle.

Traços físicos:

Magro, nariz longo e fino, pálpebras meio caídas, rosto comprido.

Positivo · habilidoso · minucioso · sensível · perfeccionista · esteta · idealista · leal · dedicado

Negativo · Egoísta · Amuado · Pessimista · Teórico · Confuso · Anti-social · Crítico · Vingativo · Inflexível

Anúncios

4 Comentários

Arquivado em Psicopedagogia

4 Respostas para “Os 4 temperamentos

  1. natan

    muito bom, ja conheço a teoria de Hipócrates, mas é sempre bom rever.

  2. Guilherme

    oi clara, estou estudando os 4 temperamentos, queria saber como uma pessoa sanguínea pode vira colérica?

  3. ADRIANO APARERECIDO DE MORAES

    a coerencia acerca desses temperamentos são interligados de fato, admirei essse conhecimento só que existem fatores de reacões de dente desses temperamentos que acredito que ja nao existem mais , deixaram de serem praticável., uma pequena mudanca e isso é capaz . entende !!!!!! obg., mas isso não significa que deixei d admirar !ok

  4. manoela

    Nossa q perfeito sou saguinea
    Muito eu!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s