A concentração nos estudos

Na última semana, Leandro Colares, do site Ecaderno, conversou comigo sobre a concentração nos estudos. Ele foi muito generoso e construiu um ótimo texto a partir de nossa conversa. Vejam:

Especialista aponta os caminhos para manter a concentração nos estudos

(Psicopedagoga Clara Duarte diz que estudar em local adequado é fundamental para o sucesso.)

A realização de um concurso público implica em muitos desafios para os candidatos. Uma dessas tarefas é conseguir manter uma rotina de estudos realmente eficaz. Afinal, é preciso dedicação para obter sucesso nas provas.

Manter a concentração no conteúdo a ser assimilado não é simples. Outras atividades sempre podem atrapalhar e comprometer o resultado final. Pensando em ajudar os candidatos a manter o foco, o Ecaderno conversou com a psicopedagoga do Colégio Apogeu, Clara Duarte. Confira:

Mantendo a concentração

Para manter o foco, deve-se escolher um bom local para os estudos. Alguns podem até conseguir se virar em qualquer ambiente, mas a eficácia na aprendizagem tende a aumentar com um lugar adequado para esta atividade.

“Deve-se procurar um local com poucas informações visuais e de movimento. Um ambiente com poucos quadros, relógios, pessoas conversando, objetos muito coloridos e sons diversos, como os ruídos de uma panela de pressão ou de uma máquina de lavar”, afirma a psicopedagoga Clara Duarte.

Estudar e ouvir música

Clara Duarte acredita que esta situação “não é ideal”. Porém, se o hábito for frequente e a vontade for grande, há sempre uma solução. Para isso, existem alguns tipos de música mais propícios para conciliar com os estudos.

“São mais recomendáveis gêneros musicais calmos e lentos, além de evitar um volume alto”, diz. A psicopedagoga ainda indica canções que não tenham letras em português. “Devem ser evitadas, pois nosso cérebro dividirá a concentração com o texto lido e a interpretação das frases”, recomenda.

Organização

Se você não tem uma agenda, compre o mais rápido possível. Organize seus horários, tanto os dos estudos quanto os das refeições e atividades físicas, por exemplo. “Isso será fundamental nas semanas seguintes, quando não precisaremos parar e decidir o que fazer, visto que tudo já estará previsto da melhor forma”, recomenda Clara Duarte.

Organizando a agenda, é mais fácil otimizar o tempo. “Na criação da rotina, focamos nas disciplinas e assuntos mais relevantes e encontramos o tempo para incluir uma atividade física, o prazer de ouvir uma boa música, a distração da navegação da internet e o encontro com amigos”, observa a psicopedagoga.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Concentração, Horário d estudos

Uma resposta para “A concentração nos estudos

  1. Nathacha Pires

    adorei as dicas !!!!!
    matéria muito legal,vou tentar quem sabe dá certo!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s