Educação Física: sua importância na escola

Geralmente a Educação Física na escola é vista como uma disciplina complementar, como se ela fosse menos importante do que Matemática, História ou Língua Portuguesa. Será que é verdade? É preciso compreender que a Educação Física é uma disciplina obrigatória do currículo escolar e que apresenta características próprias, como veremos a seguir.

O termo Educação Física pressupõe a ideia de controle do corpo ou, ainda, de controle do físico. Educar, desde o século XVII, é uma ação que está intimamente relacionada à disciplina corporal: a separação proposta por Descartes, entre corpo e mente, torna-se base de todo o processo educacional ocidental. Fato bastante visível nas salas de aula: o corpo fica sentado e parado, sem “atrapalhar” o exercício de raciocínio e de aprendizado feito pela mente.

A princípio, a Educação Física, quando inserida no currículo escolar, era tida como um momento para a prática da ginástica, com a finalidade de deixar o corpo saudável. Após muitas reformas na própria ideia de Educação Física, atualmente ela é uma disciplina complexa que deve, ao mesmo tempo, trabalhar as suas próprias especificidades e se inter-relacionar com os outros componentes curriculares. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), documento oficial do Ministério da Educação, a Educação Física na escola deve ser constituída de três blocos:

 Segundo o documento, essas três partes são relacionadas entre si e podem ou não ser trabalhadas em uma mesma aula.

O primeiro bloco, “jogos, ginásticas, esportes e lutas”, compreende atividades como ginástica artística, ginástica rítmica, voleibol, basquetebol, salto em altura, natação, capoeira e judô. O segundo bloco abrange atividades relacionadas à expressão corporal, como a dança, por exemplo. Já o terceiro bloco propõe ensinar ao aluno conceitos básicos sobre o próprio corpo, que se estendem desde a noção estrutural anatômica, até a reflexão sobre como as diferentes culturas lidam com esse instrumento.

Se analisarmos uma aula em que o professor trabalha apenas os quatro esportes coletivos (voleibol, basquetebol, futebol e handebol), sob a ótica de uma Educação Física que visa à reflexão do aluno sobre si e sobre a sociedade em que está inserido, logo perceberemos o quão pobre se torna a experiência sobre o corpo nessas aulas. Nesse sentido, é fundamental que a compreensão de si, de sua cultura e de outras culturas seja ampliada, a fim de efetivar a disciplina de Educação Física como um componente curricular educacional.

A Educação Física tem uma vantagem educacional que poucas disciplinas têm: o poder de adequação do conteúdo ao grupo social em que será trabalhada. Esse fato permite uma liberdade de trabalho, bem como uma liberdade de avaliação – do grupo e do indivíduo – por parte do professor, que pode ser bastante benéfica ao processo geral educacional do aluno.

 

Colaborou: Paula Rondinelli – Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP; Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP; Doutoranda em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo – USP.

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3 Comentários

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3 Respostas para “Educação Física: sua importância na escola

  1. Luciano

    Gostei do artigo.
    Sou professor de Ed. Física e luto pelo meu espaço e reconhecimento de importancia. Não aceito algumas atitudes ou comentários como Ed. Fís. é so brincadeira, não precisa de plano de aula, ou que é só uma bola e o baba.
    Educação Física é aula, tem conteudo teórico, tem prática, tem objetivo físico, psicomotor e recreativo tambem, não é só fazer por fazer.
    As vezes sou grosso ao responder que se em suas aulas,independente da materia, o aluno não se interessa,não gosta da materia, não gosta do professor(a), nãose diverte é porque você não é professor é um mero reprodutor do conhecimento dos outros e não desperta a curiosidade de aprender.

  2. Valdeci Moreira Júnior

    Gostei do artigo. A sociedade precisa entender que a educação física é tão importante quanto qualque outra disciplina, e saber que essa disciplina é capaz de influir direta e favoravelmente na formação do individuo. A capacidade do professor de educação física vai muito mais alem do que a nossa imaginação alcança.

  3. Pedro Yoshio Moriyama

    Eu ,trabalho com educação física há muito tempo.Sempre tenho tentado introduzir novas praticas durante ás minhas aulas.Temos que sair do “quarteto fantástico”(voleibol,basquetebol,futsal e handebol)A educação física não pode se resumir só nesses quatro esportes.Mas infelizmente muitos colegas ainda atuam dessa forma.Nossas aulas têm que ser mais ricas e com mais possibilidades..Parabéns pelo artigo.

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