MERENDA SAUDÁVEL

Hoje, no programa da rádio, falamos sobre merenda saudável e demos dicas sobre como mudar os hábitos alimentares de nossas crianças. Segue um resumo do bate-papo.

Pensar em alimentação saudável não significa apenas considerar a ingestão de alimentos ricos em vitaminas e nutrientes, mas também Na mudança de hábitos alimentares.

Quando o foco dos ingredientes saudáveis é a merenda, é preciso pensar em envolver toda a comunidade escolar neste processo. É preciso trabalhar com professores, alunos e pais. Crianças e adolescentes passam grande parte do dia na escola. Assim, é fundamental que tenham acesso a alimentos ricos e que sejam oferecidos de forma saudável.

A merenda saudável pode evitar problemas de saúde, como a obesidade infantil, o aumento do nível de colesterol e o diabetes, que podem ser adquiridos devido aos maus hábitos alimentares. O ideal é manter a ingestão de cinco frutas diferentes durante o dia, além de arroz, feijão, carne, verduras e legumes. Na alimentação podem estar presentes pães integrais, iogurte, sucos naturais e queijos magros.

Entre os alimentos que devem ser priorizados na merenda estão leite, iogurte, salada de frutas, bolo, biscoito, mel, entre outros. Há tempos era comum ver canjica fazer parte da merenda escolar. Hoje temos alimentos como arroz, feijão, carnes, legumes, verduras e outros com valor nutricional bem maior.

É importante que a família acompanhe o que os filhos estão utilizando como merenda. Deve, também,  haver abertura da escola para que os pais estejam cientes do que é ingerido pelos seus filhos. As mudanças na merenda escolar estão previstas na chamada “lei da merenda saudável”. Sancionada pelo governo do Estado em setembro do ano passado, a Lei 18.372/09 restringe o fornecimento e a comercialização em escolas públicas e privadas de alimentos gordurosos, com muito açúcar e sal, e com poucos nutrientes. Na cidade, a fiscalização, sem aplicação de multa, fica por conta da Vigilância Sanitária, que verifica a qualidade dos alimentos e as condições de higiene das cantinas escolares.

A alimentação escolar é uma atividade integrante do processo de aprendizagem e que como qualquer outra atividade pedagógica deve ser valorizada, no contexto da escola. Ensinar o que é uma alimentação saudável e adequada é tão importante quanto ensinar todas as outras disciplinas. Estas conclusões do Fórum Brasileiro de Segurança Alimentar e Nutricional nem sempre funcionam em sala de aula.

A escola virou depositário de tudo, campanhas de prevenção de Aids, DST, dengue, e os professores dizem que não tem espaço para tanta demanda. E na formação deles dificilmente é abordada a nutrição.

O outro lado da moeda também pode preocupar. Muitas crianças, especialmente no Sul e Sudeste, acabam tendo uma sobrecarga nutricional ao combinar a merenda escolar com uma alimentação pouco saudável em casa. Por isso, a proposta da alimentação saudável nas escolas deve envolver também as famílias.

A doutora Angela Spinola, presidente do departamento de endocrinologia pediátrica da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, recebe no ambulatório da Escola Paulista de Medicina muitas crianças com problemas de obesidade e hipertensão. Percebemos que temos que insistir para que as crianças almocem uma vez só, ou come a comida de casa ou come a merenda, destaca. A merenda escolar é calórica, rica em carboidratos, importante do ponto de vista energético. Se ela é a única refeição forte que a criança recebe no dia, sem dúvida é muito importante, mas nem sempre isso acontece.

O perfil nutricional mudou muito, as pessoas estão se alimentando mal em casa. Refrigerante, macarrão instantâneo, biscoitos, frango e salsicha entraram para o cardápio diário das famílias, principalmente nas classes C e D. A mulher trabalha fora, não tem tempo para preparar a comida, afirma a nutricionista. O brasileiro não come mais arroz com feijão e cada vez come menos frutas. Para as crianças, isto é um problema. Se não se cuidar do meio da infância ao final da adolescência, vai ter mais propensão a envelhecer doente.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Geral

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s