Descubra a importância de se dedicar aos simulados

Boa tarde!

Já está no site do e caderno a matéria da Jornalista Rafaela Borges sobre os simulados.

Sempre encontro um bom trabalho nos textos dela. Segue na íntegra:

No decorrer do ano letivo, milhares de vestibulandos em todo o país realizam provas denominadas simulados, organizadas pelos mais diversos cursinhos preparatórios do Brasil.

No entanto, muitos alunos não entendem a importância dessas provas, não se preparam para elas, ou, às vezes, quando a escolha de realizar ou não o simulado é opcional, preferem não fazê-las. E é aí que mora o perigo. Apesar de em alguns casos não serem obrigatórios, esses testes são fundamentais para aquele estudante que deseja conseguir a tão sonhada vaga na universidade.

A psicopedagoga Clara Lúcia Duarte, do Colégio Apogeu, trabalha orientando jovens vestibulandos há 12 anos, e ressalta a importância dessas provas. “Sendo simular o ato de aparentar uma situação, considero o simulado uma das principais ferramentas utilizadas na preparação do candidato para a prova do vestibular. Ele é um dos melhores treinos para aferir conhecimento, equilíbrio emocional e, principalmente, logística da avaliação”, afirma.

 “Um bom desempenho em uma matéria nos simulados não significava que eu deveria diminuir o meu ritmo de estudo, e sim, no mínimo, mantê-lo”, afirma Alexandre.

Sem sombras de dúvidas, a prova-simulado auxilia o aluno em todas as competências exigidas no dia da prova oficial: conhecimento, tranquilidade e confiança. O estudante de medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Alexandre Bravin, conta como essas provas foram fundamentais na sua preparação psicológica para enfrentar o concurso mais concorrido da UFJF: “os simulados foram de importância significativa para que eu pudesse desenvolver um autoconhecimento do meu comportamento nas provas e, assim, ajustar aquilo que me incomodasse ou simplesmente me deixasse nervoso, o que é essencial para o dia da prova”. A psicopedagoga Clara concorda com o estudante. “Além de se preparar com relação às disciplinas, o simulado auxilia no autoconhecimento sobre a calma (ou nervosismo) e o tempo de resolução da prova. As sensações de angústia, medo, pressa ou outras, podem ser observadas e tratadas para que, no dia oficial da prova, esses sentimentos estejam equilibrados e auxiliem no bom andamento da resolução de questões.”

Já com relação ao conteúdo, essas provas devem ser encaradas como um verdadeiro vestibular. Os alunos devem se preparar e realizar a prova com atenção, para que possam ter um resultado real, que reflete as dificuldades nas disciplinas, podendo alertá-los sobre qual matéria devem estudar mais para o dia oficial. “O simulado apresentará ao futuro universitário um norteador de sua pontuação quando comparada a posição no ranking do curso ou escola. Ainda mostrará os conteúdos para os quais está mais preparado e nos quais precisa reforçar os estudos, além de conhecer os estilos de questões mais utilizadas nas provas da universidade escolhida”, afirma Clara. Para Alexandre, essa função dos simulados também foi fundamental para guiá-lo nos estudos: “o fato de mostrar o meu desempenho em determinadas matérias auxiliou no prosseguimento dos estudos, alertando-me para algumas disciplinas. Contudo, um bom desempenho em uma matéria nesta prova não significava que eu deveria diminuir o meu ritmo de estudo, e sim, no mínimo, mantê-lo”.

Portanto, todos os vestibulandos devem encarar com seriedade os simulados, estudar e tirar todas as vantagens que ele possa oferecer. Segundo Clara Duarte, essas provas devem representar o dia oficial, com as mesmas pressões e dificuldades e, se possível, elas devem ser ainda em maior intensidade. “O indivíduo que é treinado e acostumado com um nível grande de exigências comportamentais e cognitivas, tende a perceber a avaliação da universidade (com todos os processos administrativos que a cerca) de forma mais tranquila, não se sentindo pressionado e, assim, equilibrado, tendo mais facilidade em alcançar a aprovação”.

Agora, é só aproveitar as dicas e partir para o mundo dos simulados. Não perca tempo!

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Vestibular

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s