O que vou ser quando crescer? (2/3)

Acerte no alvo

Para acertarmos nosso planejamento precisamos de autoconhecimento. Só faz sentido planejar se soubermos aonde queremos chegar. Esse objetivo não precisa ser exato, mas todo profissional tem de ter uma visão, um objetivo de vida na profissão. Essa visão ou esse objetivo deve ser definido com base em seus valores, sua personalidade e sua ambição. Depois do autoconhecimento, devemos entender quais são as ferramentas que levam à concretização desse objetivo. O erro mais comum é acreditar que apenas a escolaridade e idiomas são ingredientes importantes nessa receita. Devemos levar em conta outros fatores como:
Rede de relacionamentos: Cultive e desenvolva uma rede de relacionamentos compatível com o mercado ou área de atuação. Ninguém consegue conhecer todo mundo do mercado e nem sobreviver sem uma rede ativa. Portanto, planeje e foque seus esforços em relacionamentos que contribuirão com informações, dicas e, quem sabe, indicações.
Projetos: Busque assumir projetos que lhe permitam desenvolver competências que serão importantes no futuro ou mesmo que sejam essenciais para posições que você almeja assumir. Por exemplo: projetos que permitam desenvolver visão estratégica ou que lhe ofereçam alguma exposição internacional.
Competências: Tenha clareza de quais são as competências que se deve desenvolver para que esteja preparado para assumir novas posições.
Exposição no mercado: Possua relacionamento e seja conhecido no segmento de mercado que lhe interessa. Não adianta ter as melhores qualificações se ninguém as conhece. Defina qual o mercado ou segmento de mercado que é o seu foco e busque formas de adquirir exposição, seja através de networking ou mesmo da mídia especializada.
Marketing pessoal: Entenda que você, mesmo sendo empregado de uma empresa, está oferecendo um serviço em troca de uma remuneração. Você precisa mostrar que seu serviço está atingindo os resultados ou que está muito além dos resultados esperados. Seu cliente atual (empresa onde trabalha) e seus clientes em potencial (outras empresas de seu interesse) precisam conhecer seus diferenciais.
Vida pessoal: Não adianta colocar toda sua energia e tempo apenas na vida profissional. Mais do que um projeto profissional, todos temos que ter um projeto de vida maior, que inclua família, lazer, trabalho voluntário, hobbies, etc. Estes outros interesses garantem que você consiga se reenergizar, viver com menos stress e se preparar para uma segunda ou terceira carreira ao longo da vida.

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